Cirurgia Oncológica

 A cirurgia oncológica é um tipo de tratamento do câncer que consiste na retirada do tumor através de uma operação.

O tratamento cirúrgico possibilita o controle e, até mesmo, a cura do câncer, especialmente quando na sua fase inicial. É considerada um dos tripés para o tratamento oncológico, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.

Principalmente em casos de detecção precoce, é possível a retirada total do tumor com finalidade curativa. Realiza-se também a cirurgia com finalidade paliativa, com o objetivo de controlar sintomas, melhorar a qualidade de vida e reduzir a quantidade de células tumorais do paciente.

Quando procurar um cirurgião oncológico?

Muitos tem medo de ir ao cirurgião oncologista ou, até mesmo um certo preconceito imposto pela própria palavra “câncer”.

Mas nós, além de auxiliar na batalha de cada paciente contra o câncer, oferecendo o melhor tratamento, sendo ele clínico ou cirúrgico, também somos responsáveis pela prevenção, rastreamento e o principal: diagnóstico precoce.

Fique sempre atendo a sintomas que o corpo dá e procure um cirurgião oncologista para que o diagnóstico precoce possa ser feito.

O que um cirurgião oncológico opera?

Existem as pequenas cirurgias que, na maioria dos casos, são realizadas com anestesia local e costumam ser mais rápidas e de fácil recuperação, como câncer de pele. Também realizamos cirurgias oncológicas mais complexas de diversas áreas, como abdômen, pelve, tórax, pele, partes moles e tumores ginecológicos.

Principais cirurgias oncológicas

Cirurgia oncológica

Cirurgia de tumores benignos

ENTENDA

Fases do Diagnóstico e Tratamento do Câncer

Fase 1 - Diagnóstico

Através das consultas periódicas e do adequado rastreamento, baseado nos fatores de risco individuais de cada paciente, pode-se fazer um diagnóstico precoce, favorecendo e facilitando o tratamento. Basicamente, o diagnóstico é realizado através de uma biópsia da lesão suspeita identificada através de algum exame de imagem.

Fase 2 - Estadiamento

Após a confirmação da lesão oncológica pela biópsia é necessário realizar o estadiamento, ou seja, são realizados diversos exames de imagem, de acordo com cada tipo de câncer, a fim de saber qual o grau de acometimento e estabelecer a melhor linha de tratamento a ser seguida, de acordo com os mais recentes guidelines.

Fase 3 - Tratamento

Dar início ao tratamento propriamente dito, sendo este dividido entre tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico; podendo ser aplicado somente um ou as três linhas de tratamento em períodos diferentes. Durante a quimioterapia e a radioterapia, são realizados exames de imagem para avaliar a resposta tumoral em relação ao tratamento estabelecido.

Fase 4 - Seguimento

Após concluir o todo o esquema de tratamento vem a parte do seguimento; nesta fase realizamos acompanhamento periódico com diversos exames de imagem de acordo com o tipo do câncer e o tratamento estabelecido, sempre baseado nos guidelines.

CONHEÇA

Dr. Walter Torres Ferrari

Sou formado em Medicina pela Uniderp desde 2014 e especialista em Cirurgia Geral (RQE6403) e Cirurgia Oncológica (RQE7426). 

Possuo 11 anos de estudos com dedicação exclusiva aos estudos e atuação na área de saúde, sendo destes, 5 anos exclusivos à área cirúrgica.

Prezo por um atendimento personalizado e humanizado a cada um de meus pacientes, acolhendo suas necessidades de maneira individualizada, trazendo para cada caso sua demanda específica sempre com dedicação exclusiva ao paciente.

Qualificações:

  • Formado em Medicina pela Uniderp em 2014 (CRM-MS 8156)
  • Especialização em Cirurgia Geral pela HUMAP/UFMS (RQE 6403)
  • Especialização em Cirurgia Oncológica HCAA (RQE 7426)

Perguntas Frequentes

Leia as perguntas mais frequentes e as respostas do Dr. Walter T. Ferrari

Na grande maioria das vezes, é o cirurgião oncologista o responsável pelo diagnóstico do câncer. Ou seja, se você está com suspeita de câncer, você deve primeiro procurar um cirurgião oncológico.

O cirurgião oncológico também será responsável pela cirurgia oncológica, que pode ser de remoção, paliativa ou de higienização.

O oncologista clínico é o responsável pelo tratamento medicamentoso do câncer, principalmente se, após a cirurgia oncológica, houver mais algum tipo de indicação, como a quimioterapia.

Desta forma, o ideal é procurar um cirurgião oncológico primeiro e, apenas após a confirmação de câncer, um oncologista.

O cirurgião oncologista é responsável por fazer o diagnóstico e realizar a cirurgia para retirada da lesão do câncer propriamente dita com margens de segurança e dos linfonodos, sendo este um dos detalhes principais.

O oncologista é o médico especializado no tratamento medicamentoso do câncer.

Somos profissionais em constante atualização, visto que a todo momento surgem novos estudos e protocolos para que seja realizado o melhor tratamento de acordo com cada tipo de câncer e a fase em que se encontra, ou seja, um tratamento individualizado para cada paciente.

Também temos uma importante tarefa de realizar a prevenção e o rastreamento, visando sempre o diagnóstico precoce.

Convênios Atendidos

A clínica

Atendimento

Campo Grande - MS

Contato

(67) 4141-3499
(67) 98161-0550
contato@nio.med.br

Localização

Rua Padre João Crippa, 657 - Centro, Campo Grande - MS

Horários de Atendimento

Converse com a clínica para saber os horários de atendimento
do Dr. Walter

Agende sua avaliação

Agende sua avaliação com o Dr. Walter através do botão abaixo

Para sua maior segurança, atualizamos a Politica de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.